sexta-feira, 16 de abril de 2010

História da vida de Santa Bibiana


Santa Bibiana nasceu no século IV em Roma de pais cristãos, que foram mortos e viraram mártires quando o imperador Juliano, o Apóstata iniciou uma perserguição aos seguidores de Cristo. Bibiana e sua irmã Demétria, órfãs, foram aliciadas para a prostituição, algo comum em Roma, e com a recusa, Bibiana foi presa e torturada até a morte a chibatadas por não ceder. Aqueles que a tocavam, de acordo com a Tradição, eram acometidos de loucura. Por conta disso, ela foi transferida para um hospício, onde os doentes se curavam. Tendo morrido em 361, seus restos mortais foram lançados aos cães numa rua de Roma na Piazza del Tauro. Diz-se que eles não encostaram em seu corpo, que foi enterrado dias depois. No local de seu enterro floresceu um belo jardim e diz-se que as ervas dele colhidas serviam para curar diversas doenças, de dor de cabeça a epilepsia e assim sua tumba se tornou um local de peregrinação. Em cima dela foi construída uma capela e mais tarde a bênção do papa Simplício (468-83), criou uma basílica em honra da jovem mártir.
Bernini era um dos melhores propagandistas da Igreja Católica durante o Renascimento. A Igreja se utilizava da perícia de grandes artistas para suas pregações e para a disseminação da fé. A escultura de Santa Bibiana encontra-se hoje na igreja de mesmo nome em Roma. Sua fachada também foi restaurada por Bernini, dando sua aparência atual. Os corpos da mãe e da irmã de Bibiana foram encontrados em um sarcófago e depositados em urnas sob o altar principal. Os católicos comemoram seu dia em 2 de dezembro, data de sua morte, sendo a padroeira da cidade de Sevilha, na Espanha.

7 comentários:

  1. Parabéns a todos pelo belo trabalho por estes meios de comunicação!!!
    Deus sempre vos ilumine, querida comunidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos o carinho.
    Pela intercessão de Santa Bibiabna, que Deus lhe abençoe também!

    ResponderExcluir
  3. Se o padre quiser faço um site para a igreja de graça naum cobro nada é só entrar em contato 96225319

    ResponderExcluir
  4. Bom saber! Vamos passar o recado para nosso pároco =) Deus o abençoe e muito obrigado pela disposição!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Estamos estudando a ideia do site ainda. Caso queira nos ajudar, entre em contato com a secretaria da Paróquia. Pergunte sobre as reuniões da Pascom.
    Obrigado pela disposição de nos ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas belas fotos postadas e também pela bela Missão Popular Paroquial...Deus abençoe ricamente esta comunidade.Santa Bibiana , rogai por nós!

    ResponderExcluir

BEM-VINDO AO BLOG DA PARÓQUIA SANTA BIBIANA.