sexta-feira, 19 de agosto de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - MADRI - 16 A 21/08 - "ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ” (Cf. Cl 2, 7)

Engraçado, a gente dá uma piscadela e já é metade do ano. Que coisa o tempo, não é ? Por isso o melhor a fazer é aproveitar cada minuto e fazer com que ele valha a pena. E por falar em aproveitar bem o tempo, jovens do mundo inteiro vivem a sua própria contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que neste ano acontece em Madrid, capital da Espanha. “O principal objetivo de uma Jornada Mundial da Juventude é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.”                              Foi assim que o Beato João Paulo II idealizou as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). A partir dos encontros de jovens ocorridos em Roma nos anos de 1983 e 1984, João Paulo II estabeleceu anualmente, sendo uma vez celebrado em âmbito nacional e no ano posterior internacional, e hoje um acontecimento de impacto mundial, superando em número de jovens as Copas mundiais e Olimpíadas.                                        A JMJ é um tempo onde o jovem reaviva sua fé na Igreja em comunhão com jovens do mundo inteiro.                      
Em 1994 a Cruz converteu-se no símbolo das Jornadas da Juventude e tradicionalmente prepara o país sede do evento para receber os jovens que vêm de todo o mundo. Desde então, cada país que sedia a Jornada Mundial recebe essa cruz, prepara com ela uma peregrinação nacional e a expõe num local de veneração pública nos dias da Jornada. E como ao lado da Cruz sempre encontramos Maria a Mãe de Jesus, o papa João Paulo II também inclui na peregrinação das Jornadas um ícone Mariano. Em 2003, no final da Missa dos Ramos, o Papa João Paulo II ofereceu aos jovens uma cópia do ícone de Maria Salus Papuli Romani, dizendo as seguintes palavras: “À delegação que veio da Alemanha eu entrego hoje também o ícone de Maria. De hoje em diante, juntamente com a Cruz, este ícone acompanhará as Jornadas Mundiais da Juventude.  Será sinal da presença materna de Maria junto aos jovens, chamados, como apóstolo São João, a acolhê-la em suas vidas” (Ângelus, XVIII Jornada Mundial da Juventude, 13 de abril de 2003).Desde este dia, a Cruz da Jornada e o Ícone de Maria são os sinais visíveis da comunhão dos jovens ao redor do mundo!                                                     

E neste ano o Papa nos traz muitas novidades dentre elas, destaco o YouCat que o Vaticano preparou e estará na mochila de todos os peregrinos da Jornada. Na verdade – YouCat – é o Catecismo da Igreja Católica, adaptada para os jovens. O prefácio foi preparado pelo próprio papa que nos convida a uma fé madura capaz de nos sustentar na esperança de um mundo novo.                 A delegação brasileira esse ano terá uma tarefa especial: festeja em Madri, na missa final da Jornada, a escolha do Brasil como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude! Já se sabe, ainda que não se tenha publicado oficialmente, que a próxima Jornada deve acontecer no Rio de Janeiro, possivelmente em 2013. Assim, o esforço da CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) se justifica, pois nada mais bonito do que receber, agitando as bandeiras verde-amarelas, a notícia da próxima Jornada para o Brasil, diretamente da boca do Papa Bento XVI.   E para todos nós que não podemos ir para Madrid, ficaremos por aqui mesmo já nos preparando para o nosso Segundo Encontro de Jovens que  serão dois dias de fé e de festa!  




Fontes: Revistas Canção Nova e de Aparecida
Adaptação: Márcio R. Dolovesi - PASCOM      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM-VINDO AO BLOG DA PARÓQUIA SANTA BIBIANA.